Categorias:

O que Fazer em Luang Prabang? – Turistando

Gastronomia / Laos / luang prabang .

Como já falei, Luang Prabang foi a grande surpresa da viegem. Um lugar super calmo (claro que cheeio de motos), dá para andar na rua tranquilamente, é um lugar super zen!

Andando pela cidade, você vê vários templos lindos. O pessoal é bem humilde lá, todos tratam muito bem o turista. Fique atento para usar calçados bem confortáveis (para andar muito) e bem fáceis de tirar e colocar (tem que tirar o sapato para entrar nos templos).

A nossa primeira parada foi no Palácio Real, que é agora o Museu Nacional, que é bem interessante (não pode tirar fotos lá, então não tenho nenhuma). Depois, fomos ao templo que é no mesmo complexo do museu, que é lindo (esqueci o nome):

o que fazer em luang prabang

Depois de sairmos de lá, fomos caminhando até um outro templo (é bem tranquilo caminhar pela rua e seguro também). O nome é Wat Mai, a pagoda mais antiga de Luang Prabang, que é super bonita também. Dentro deste templo, tem uma réplica do Buda de esmeralda que, atualmente, está em Bangkok:

o que fazer no laos luang prabang asiatrip

o que fazer no laos luang prabang

IMG_3691

Depois disso, fomos, também caminhando (é tudo muito perto!), até o Wat Visoun, que foi o primeiro templo de Luang Prabang, que tem, bem na sua frente, uma stupa grande em forma de melancia (eles mesmos chamam de watermelon stupa):

2013-12-23 03.53.40 (1)

Depois disso fomos até o Wat Xiengthong, que é como se fosse um mini complexo de templos, com vidros coloridos como se fossem ladrilhos e desenhos. Vale muito a pena conhecer, é imperdível!

2013-12-23 03.16.36

 Para terminar o dia super bem, fomos ver o por do sol do alto, subindo muitos alguns degraus até uma stupa que fica no alto da montanha e, na descida, encontramos o mercado noturno montado e cheio de coisas interessantes e comidas também:
IMG_3770 2013-12-23 08.28.01

Dicas – Alimentação

Minha recomendação é jantar no hotel, até porque, no Lao, o governo impõe um toque de recolher às 12h (não que você vá aguentar até lá, porque o dia é mega cansativo, mas é mais seguro, porque quando passa das 10h mais ou menos, a cidade fica meio fantasma). Quanto ao almoço, recomendo muuuuuuito um restaurante chamado L’Elephant, que é bem no centro da cidade.

O guia comentou que este era o melhor restaurante da cidade, eu super concordei, porque a comida era muito boa. O preço é ótimo, sendo o prato mais caro do menu de comida asiática uns 15 dólares. Recomendo o snack de algas com gergelim, a carne de búfalo, o sticky ricefried rice e a carne de porco. 

Dicas – roupas

Diferente do que falei no post sobre preparação para a viagem (já corrigi), faz muuuuito frio no inverno, principalmente em Luang Prabang, em Hanoi e em Halong Bay, então leve, sim, seus casacões.

Vá de tênis nos dias de visitas aos templos, principalmente se você for no inverno, porque, para visitar os templos, você tem que tirar os sapatos. Usando o tênis, você pode ficar de meias e não congelar seu pé, como eu! Além disso, você caminha muito mais com tênis, né!

Passeio de barco e Pak Ou Caves

Confesso que o passeio de barco pelo rio Mekong é meio boring. Mas, como a maioria dos barcos de passeio podem ser fretados para passeios privados, recomendo que o passeio vá direto para as Pak Ou Caves, sem passar em vilarejos pelo caminho. Também recomendo voltar para a cidade para almoçar em vez de almoçar perto da caverna, porque o restaurante não pareceu muito bom!

IMG_3827

IMG_3817

 

 

 

 

 

 

 

 

Alms Giving Ceremony

Outro must do em Luang Prabang é a Alms Giving Ceremony. Sim, você deve acordar super cedo para dar comida aos monges, mas garanto que a experiência vale a pena! Peça para o seu guia preparar sticky rice e crackers para dar aos monges, que, todos os dias, fazem este mesmo ‘processo’ para terem o que comer.

2013-12-23 21.30.37

 

2013-12-23 21.39.00

Além de todos estes passeios, também tem a Baci ceremony, que celebra um ‘homecoming’ de uma pessoa da família ou alguém que parte para alguma jornada. É super legal, porque você vai até uma casa de uma família local meesmo e eles preparam todas as oferendas e fazem uma reza, todo um ritual mesmo e depois festejam com muita música e dança. Estranhamente (ou não), depois comemos as oferendas kkkkkk…

É isso, gente, espero que tenha dado a vocês uma visão geral sobre esse país maravilhoso, com habitantes que te recebem tão bem!

Beijos!

1 comentário em O que Fazer em Luang Prabang? – Turistando

  1. Juliana em janeiro 10, 2014

    Muito exótico, tenho curiosidade de conhecer esses lugares!! Continua postando!
    Bjs