Categorias:

Passeios imperdíveis em Hanói

Gastronomia / Hanói / Vietnã .

Hanói foi, para mim, uma cidade diferente de tudo que eu já vi (totalmente diferente de Bangkok e Luang Prabang).

Desde a arquitetura, com seus prédios super estreitos e compridos (aproveitando o espaço verticalmente, já que o metro quadrado na cidade é super caro) até a quantidade absurda de motos e bicicletas na rua e o contraste entre construções antigas e novas, entre casas humildes e construções grandiosas do governo comunista. Se você estiver pensando em fazer uma viagem pela Indochina, Hanói é uma cidade que você não pode deixar de conhecer!

Espero que gostem das minhas dicas de passeios imperdíveis em Hanói!

Acho que, acima de tudo, é muito recomendado que você tenha um guia local para te guiar por toda a história do país, costumes do povo e para explicar tudo sobre o local que você está conhecendo.

Se você ainda não sabe quanto tempo ficar na cidade, ficamos 1 dia e meio e deu para fazer tudo com a maior tranquilidade e ainda ter um tempinho livre para nos prepararmos para a jornada para Halong Bay, que era o próximo destino da viagem (3,5h de carro!!)

Aqui vão, então, 8 coisinhas básicas que acho que são imperdíveis em Hanói, não necessariamente em ordem de importância, tá?

Templo da literatura Hanói

Passeios imperdíveis em Hanói

Templo da Literatura Hanói

Bonsais fofis do pátio

Para mim, o Templo da Literatura, ou Van Mieu, é uma das coisas mais legais de Hanói. Com arquitetura confuciana, é onde fica a universidade mais antiga de Hanói.

O lugar é super grandioso e as escritas que dominam são as com alfabeto chinês (o alfabeto latino só chegou mais tarde por meio do francês Alexandre de Rhodes – ou por um missionário português.. ouvimos as duas versões) e arquitetura confuciana também traz quase a sensação de que você está na China.Passeios imperdíveis em Hanói Templo da Literatura Hanói

hanoi2

Bem no parque que fica atrás do Mausoléu Ho Chi Minh, ficam duas construções lindíssimas: o Palácio Presidencial, que foi, no princípio, construído para ser a residência oficial de Ho Chi Minh, mas ele recusou e vivia em uma casa bem mais simples bem ao lado do palácio, e o Pagode de um Pilar, onde fica a imagem da Buda feminina.

O Pagode é bem pequeno e não dá para entraaar dentro dele, pois ele abriga somente um altar lindo e maravilhoso para a adoração desta buda.

Ho Chi Minh Mausoleum Park

Palácio presidencial

One pilar pagoda One pilar pagoda

Apesar de o Vietnã, a Tailândia e o Lao estarem bem próximos uns dos outros, você consegue ver uma diferença clara na arquitetura dos templos budistas do Vietnã em relação aos do Lao e da Tailândia, que são mais parecidos entre si mas totalmente diferente dos vietnamitas, que são mais inspirados no budismo chinês. As imagens também mudam: no Vietnã, a imagem da Buda feminina e a do Buda feliz (aquele mais gordinho) dominam.

hanoi3

Para viver completamente o caos da cidade, se embrenhar entre as motos e bicicletas, o passeio de tuc tuc pelo Old Quarter (que, na verdade, não é um tuc tuc motorizado propriamente dito e sim uma ‘bicicleta’) é O-BRI-GA-TÓ-RIO. Procure uma ‘cooperativa’ (não sei como se diz) confiável e peça um passeio de meia hora, que, acreditem, é o suficiente.

No nosso caso, pegamos os tuc tucs (são individuais) bem na frente do restaurante em que almoçamos (o MAM), demos uma volta de 30 min pelo Old Quarter, que é super interessante, e fomos deixados depois no local da nossa escolha que, neste caso, foi o nosso hotel, que era o Sofitel Metropol (um outro ponto turístico da cidade).

Old Quarter Hanoi Old Quarter Hanoi Old Quarter Hanoi Old Quarter Hanoi

hanoi4

Para mim, foi um dos melhores restaurantes da viagem! Mais uma vez, por estarmos com uma guia, ela fez, para nós, o pedido de uma sequência de pratos típicos vietnamitas deliciosos!!!! Ela nos disse que o restaurante é famosinho por lá pela sua comida, já experimentada por alguns chefes de Estado, como o boliviano, por exemplo.

Dentre outras coisas, comemos o famoso rolinho primavera de carne de porco (não consigo explicar a gostosura deste prato!) e um peixe à moda vietnamita com macarrão à base de arroz (o bifum) que estava maravilhoso! E o melhor… Os preços são super justos! Ou seja, você não pode deixar de ir!

Desculpem a má, digo, a péssima qualidade das fotos. É porque tirei todas do iphone e estava um pouco escuro lá…

MAM restaurant Hanoi MAM restaurant Hanoi MAM restaurant Hanoi

hanoi5

Depois de passar por um esquema de segurança super complexo para barrar todas as câmeras ou armas, você vai se deparar com uma construção no mínimo esquisita, quadradona e cinza, que é o Mausoléu de Ho Chi Minh.

Para entrar deeentro do Mausoléu, que é onde está simplesmente o CORPO do Ho Chi Minh EMBALSAMADO ali, exposto, para todo mundo ver o moço, tem outro esquema: os turistas entram em grupos e vão andando em fila indiana até o mausoléu e quem sair da fila vai levar esporrinho do soldado! Não se preocupe com fotos agora, até porque você não pode tirar (hehehe), fique tranquilo, porque logo depois de ver o corpitcho do Ho Chi Minh, você pode tirar fotos em volta do mausoléu.

Ho Chi Minh Mausoleum

hanoi6

Não perca a oportunidade de dar uma voltinha em volta do Lago Hoan Kiem, que é super bonito e agradável, tem uma mini torre que fica ilhada bem no meio dele, e também a famosa ponte vermelha que é cartão-postal de Hanói.

No nosso caso, passamos pelo parque de dia com o tuc tuc e à noite para ir até o teatro de marionetes (PORFAAAAVOR não perca seu tempo indo ver esses marionetes. É sem graça e é tudo em vietnamita, ou seja, você não vai entender na-da). A vista da ponte à noite é muuuito mais bonita, porque ela fica toda iluminada, poréém, a qualidade das fotos não fica lá essas coisas, sorry.

Hoan Kiem Lake

(prometo que compenso a foto da ponte à noite com a foto de Hoi An à noite, que ficou bem melhor!)

hanoi7

Achei o Museu de Etnologia um baraaato! Lá, você conhece os ‘somente’ 54 grupos étnicos minoritários presentes no Vietnã. O grupo dominante são os ‘Viets‘. Neste museu, você pode ver as roupas típicas, ver vídeos de alguns rituais realizados por eles, ver como são os casamentos, as roupas de bodas e de rituais, moradias deles etc. Resumindo, é super interessante e ainda tem uma lojinha na saída que é diferente de todas as lojinhas de museus que eu já fui e tem váários artigos de decoração interessantéérrimos!

(não sei aonde foram parar as fotos do museu, então colocarei algumas que não foram tiradas por mim)

trip advisor

(foto do Tripadvisor)

É isso espero que gostem!

Beijos!

1 comentário em Passeios imperdíveis em Hanói