Categorias:

O lugar mais incrível: Halong Bay

Halong Bay / Vietnã .

Um lugar surreal… Uma baía cheia de pequenas montanhas, barcos típicos vietnamitas com vela de algodão, um vilarejo sobre as águas, cavernas no meio do nada.. Esse é o lugar mais incrível: Halong Bay

A 3h de carro de Hanói se ‘esconde’ essa vastidão de mar e montanhas, com pequenos paraísos escondidos e coisas que você nunca viu antes. Simplesmente maravilhoso!

Mas vamos começar do começo! No finalzinho da sua viagem de carro, quando você já começa a avistar Halong Bay e suas montanhinhas, você TEM que fazer uma PARADA OBRIGATÓRIA em uma loja de PÉROLAS VIETNAMITAS.

É claro que jóia que é jóia não é barata nunca, mas temos que aproveitar que Halong Bay é uma das principais áreas cultivadoras de pérolas no mundo e fazer umas comprinhas básicas! Como eu simplesmente amo pérolas, saí de lá carregadíssima!

Os preços valem muito a pena, com seções da loja com pérolas de água doce e outras de água salgada de todas as variedades, tem até pérolas ‘south sea’, e, além disso, você ainda tem uma ‘aulinha’ demonstrativa para aprender a identificar as pérolas falsas. O acabamento, reconheço, não é um dos melhores, mas em último caso é só chegar no Brasil e gastar um dinheirinho com um acabamento melhor e um fecho decente, porque o que importa são as pérolas!!!

Bom… Passando essa etapa muito importante, podemos seguir viagem até o porto de onde saem as embarcações para explorar Halong Bay. Funciona mais ou menos assim: há várias empresas que operam mais ou menos o mesmo itinerário, que é basicamente ir ao vilarejo, ir à caverna de stalactites e stalagmites e ir à Turtle Beach. A empresa que escolhemos, e que é a mais confiável, foi a Heritage Line, cujos navios mais luxuosos são o Jasmine (o que nós fomos) e o top de linha Violet. Há um programa de 2 noites e um de 1 noite e 2 dias. Escolhemos o segundo…

A embarcação é super confortável, com um quarto muito bom, que tem varandinha para se sentar enquanto está navegando em Halong Bay. O barco oferece spa e tem um terraço super agradável e um restaurante super acolhedor. O staff é super amigável, mas a comida, apesar de gostosinha, não é lá das melhores que nós comemos na viagem (nada se compara a Hoi An!!!)

halong bay halong bay

O itinerário é super estruturadinho e tem uma programação que funciona quase que como se você estivesse em uma excurssão. A primeira parada é na Tien Ong Cave, que é monstruosa de grande e tem as stalactites e stalagmites (fica a 4m abaixo do nível do mar)

Halong Bay

A segunda parada é no vilarejo sobre as águas de Halong. Você sai do navio e, depois, entra em um bote que te leva para passear no vilarejo. Na verdade, é mais um ‘tour’ panorâmico, porque você não sai do barco e não tem como explorar muito a fundo o vilarejo, é mais para ver o estilo de vida que essas pessoas levam mesmo. O nome do vilarejo é Cua Van Fishing Village.

fishing village halong

fishing villagehalong bay

Depois de fazer os passeios do dia, você pode fazer uma massagem no spa ou ter uma aula de culinária super legal com o chef e assistir ao por do sol de Halong Bay (que é simplesmente maravilhoso).

por do sol halong

No dia seguinte, você levanta bem cedo, toma um cházinho e come um croissant (não é o café da manhã ainda!) e parte para a Ti Top Island, onde você pode fazer a trilha até o alto da ilha para ter uma vista panorâmica da baía, ou simplesmente ficar na praia (não fiz essa opção porque era inverno 🙁 )

halong bay halong bay halong bay

Depois disso, você já volta ao barco para tomar seu café da manhã e arrumar as malinhas para voltar para Hanói e se conformar que esse passeio incrível chegou ao fim! (*todos choram*)