Categorias: Beleza

Cosméticos: Como escolher???

Beleza / cosméticos .

Cosméticos

Quando a gente vai na farmácia (coisa que a gente ama fazer), sempre vemos aquela infinidaaaade de produtos de beleza, em sua maioria caríssimos.. Então, sempre ficamos com aquela dúvida: como eu escolho os cosméticos para meu tipo de pele? Meu objetivo aqui não é substituir nenhum dermatologista, mas sim dar algumas dicas pra facilitar suas comprinhas de farmácia (você sempre acaba levando alguma coisa mesmo!)

Em primeiro lugar, você precisa entender as suas necessidades de cosméticos. Quer combater as rugas? Quer um hidratante potente? Quer proteção solar? Quer alguma coisa pra combater a oleosidade? Quer combater espinhas chatas? (…) Uma vez decidido isso, é bom que você conheça os principais ativos que fazem parte dos produtos e entender a diferença entre eles…

Vitamina C

Ativo antioxidante com a eficácia comprovadíssima. Muito bom para a prevenção de rugas e para melhorar o aspecto das que já estão lá. Melhora suuuper a luminosidade da pele (com o passar do tempo, ela vai ficando opaca e sem vida), ajuda também no clareamento de algumas manchinhas e estimula a produção de colágeno na pele!

Alguns estudos dizem que, quanto maior a concentração de vitamina C, maior a eficácia do produto e a penetração do ativo na pele. A concentração máxima do mercado de vitamina C pura e estabilizada é 20%. As pessoas que tem pele muito oleosa devem tomar cuidado, porque o ativo em si (independente da textura) já é comedogênico (favorece o aparecimento das espinhas 🙁 ). Eu uso sempre produtos a base de vitamina C, mas tenho que alternar com outros à base de Ácido Salicílico para evitar as espinhas.

Temos que tomar cuidado com as embalagens: geralmente, as embalagens com bico favorecem a oxidação da vitamina C, deixando com a cor amarelada/amarronzada e reduzindo a eficácia. Gosto das embalagens de vidro com pump. Cuidado máximo com suas roupas, pois elas ficam manchadas no contato com a vitamina C. Já fiz aqui a resenha do Active C 10, aqui vão mais alguns produtinhos que eu indico.

Cosméticos

Retinol / Ácido retinóico

É, sem dúvidas, meu ativo favorito, que acredito que possamos usar não importando a idade… Os produtos com ácido retinóico ou isotrexina estão mais presentes nos medicamentos e não podem ser comprados sem receita médica. Só devem ser comprados com recomendação do dermato e geralmente são usados para problemas de acne.

São receitados também para rugas que resultam do proceso de envelhecimento causado pela exposição ao sol. Mas para estes últimos casos, geralmente os dermocosméticos são mais usados e muito menos agressivos do que os medicamentos e são uma alternativa perfeita para o tratamento das ruguinhas no verão, quando você não pode passar ácido retinóico AT ALL! Eu, pessoalmente, prefiro os produtos com retinol puro em vez de compostos retinóides, porque percebo melhor os resultados. A concentração máxima de retinol puro permitida pela Anvisa é de 0,3%.

O retinol ajuda muito a melhorar o aspecto daquelas rugas e manchas ocasionadas pela exposião solar, o relevo da pele irregular e a textura (o toque).Melhora também o aspecto dos poros! Sempre deve ser usado só durante a noite, não esquecendo de passar filtro solar de dia!

cosméticos

Ácido Salicílico

Presente em vários cosméticos anti-acne, anti-oleosidade e até anti-envelhecimento, o ácido salicílico é um ótimo aliado para deixar a pele mais bonita. Tem propriedades esfoliantes e antimicrobianas, estimulando a renovação celular (ótimo para amenizar sinais do envelhecimento e aumentar a penetração de outros produtos), prevenindo a acne e reduzindo a oleosidade. Muito presente em sabonetes e em produtos para tratamento das espinhas e, ultimamente, muito encontrado em produtos para acne na pele adulta, que precisa, ao mesmo tempo, de uma ação contra a acne e contra as rugas.

effaclar clinique vichy normaderm actine blemish + age

Cafeína

Sim, a mesma cafeína que nós estamos acostumados a ingerir também está presente em produtos de aplicação tópica! Com múltiplas funções, a cafeína se mostrou um ativo super flexível, sendo encontrada, principalmente, em produtos para a área dos olhos e para o corpo.

Para a aplicação no corpo, a cafeína age contra a celulite e favorecendo a drenagem de líquidos, dando uma ‘desinchada’. Para produtos para a área dos olhos, o princípio é mais ou menos o mesmo, de ‘desinchar’ as bolsas sob os olhos e melhorar o aspecto daquelas olheiras vasculares.

cellu destock dermage adcos clarite redermic

Espero que vocês tenham gostado! Beijinhos!