Categorias: Beleza

Super dicas pra quem está voltando aos cabelos cacheados

Beleza .

A batalha é dura. Durante meses e mais meses, os cabelos ficam com aquele ar de mulher desleixada, que ‘esqueceu’ de retocar a raíz e fica com aquela coisa de raíz fofa e pontas espigadas. Se você se identifica com isso, esse post é pra você, amada, que está nessa luta que é voltar aos cabelos cacheados depois de anos sem fazer progressiva.

O meu caso foi bem demorado. Levei quase dois anos sem fazer nenhuma química (só retocando aqueles fiozinhos chatos perto da franja) e ainda hoje não estou 100%, mas já dá pra deixar ao natural desde a semana passada! Então, vou dar algumas dicas para vocês sobre o que fazer enquanto você ainda está nesse processo e para quem já está com os cachos aparentes e quer saber como definí-los

A palavra mágica é RECONSTRUÇÃO

Se você optou por parar com a progressiva e voltar aos cachos, provavelmente é porque seus fios já estão ressecados, sem vida, sem brilho, espigados, com milhões de pontas duplas assassinas e sem movimento nenhum. Parte destes ‘sintomas’ é causada em grande parte pela perda de queratina, que só é reposta por meio de reconstruções, que devem ser feitas pelo menos 1 vez por mês no salão e toda semana em casa! Isso já vai ajudar a dar uma recuperada gradual na saúde dos fios (mas isso não faz com que eles voltem à forma natural).

kerastase schwarzkopf

HIDRATAR sempre! 

Para que o seu ‘projeto cachos’ dê certo e você não caia na tentação de tascar química de novo, você tem que se sentir bem de alguma forma com seus cabelos enquanto você não chega lá. Depois de fazer reconstruções, seus fios ficam um pouco ‘duros’ por causa da queratina, que os deixa assim. É super normal, mas você precisa hidratar com a mesma frequência com que reconstrói. Eu sempre hidratava 1 vez por semana, dois dias depois da minha reconstrução. Tentava fazer no salão pelo menos 1 vez por mês, mas quando não dava, fazia em casa mesmo! Isso vai ajudar a dar mais brilho e devolver os nutrientes perdidos pelo seu cabelo! 

redken kérastase

 

Meu favorito of all times, que deixa o cabelo maciiiiio que é uma beleza!

lancome

Prender ajuda!

Aprenda a fazer penteados com o cabelo mais presinho, para disfarçar as pontas espigadas. Eu fazia muitos coques e rabos de cavalo. Os coques ficavam mais bonitos porque no rabo de cavalo as pontas ficam espigadas! Como a parte de baixo do cabelo é a primeira a crescer totalmente, fazer um cabelo ‘meio-preso’ também fica ótimo!

Estilizar nos finais de semana

Outra coisa super básica que vai te ajudar muito a segurar a onda da progressiva é dar uma estilizada no final de semana. Faça um investimento em um modelador (famoso babyliss) para fazer cachos nas pontinhas e não fazer feio no final de semana. Uma escova também está valendo, mas eu (EU) preferia fazer um babyliss para ir me reacostumando ao cabelo cacheado. Uma coisa ótima de se fazer é uma reconstrução nos fios e usar um leave-in reconstrutor termo-ativado, porque aí você une o útil ao agradável reduzindo os danos causados aos cabelos pelo secador/babyliss.

l'oreal professionnel

Não se esqueça do couro cabeludo!

A maioria das pessoas se liga muito em tratar só dos fios e se esquece justamente do mais importante, que é a base dos seus fios novos (afinal, você vai ter que cortar a parte alisada no final do processo), o couro cabeludo! Fiz um teste em um quiosque da Kérastase uma vez, que tinha um aparelhinho que era tipo uma ‘lupa’ eletrônica para analisar os fios e o couro cabeludo com mais precisão. É claro que apontou tudo de ruim nos meus fios.

Mas a surpresa foi o diagnóstico do couro cabeludo, que estava super oleoso, desnutrido e todo ‘desequilibrado’, e que meu cabelo estava crescendo fraco, quebradiço, e que estava caindo muito por isso. Então descobri que há uma série de produtos especiais para tratar somente o couro cabeludo e combater esses problemas. Desde então, venho sentido os efeitos do tratamento do couro cabeludo refletindo cada vez mais na saúde dos cabelos!

O que eu uso e recomendo:

kerastase

Nutrição extra para potencializar o crescimento dos fios

Tem alguns produtinhos preciosos que podem te dar uma mãozinha extra no crescimento dos fios. É claro que você sempre precisa consultar um médico antes de tomar coisas por conta própria, mas sempre indico suplementos como Inneov Nutricare e Pantogar pras friends que querem que o cabelo cresça mais rápido. Tem também as loções anti-queda e para crescimento dos cabelos que eu sempre passo e sinto muita diferença!

Procure sempre o corte ideal

Você deve sempre cortar o cabelo com alguém com experiência em cortar cabelos com química. Já passei por experiências terríveis com cabeleireiros que inventaram de picotar meu cabelo e cortá-lo em camadas. As camadas são o corte ideal para quem já está com o cabelo todo cacheado, mas são um desastre se você está com as pontas espigadas. Procure sempre fazer um corte retinho, sem muitas invenções de picotes e camadas, pelo menos até você chegar ao 100% cacheado.

Cuidado com o pente!

Uma vez que seus cachos cresceram um pouco e já estão aparentes (mesmo que você ainda tenha uma grande parte alisada), não penteie mais o cabelo se você quer que eles fiquem definidos. Dependendo do nível em que seu cabelo estiver, você pode tentar até dar aquela amassadinha, mas não penteie! Porque, senão, seus cabelos vão ficar suuper volumosos na parte cacheada, e sem definição nenhuma!

Leave-in antifrizz SEMPRE

Acho que pelo menos 90% das pessoas que tem cabelos cacheados tem problemas de frizz excessivo no cabelo. Use sempre leave-ins com ação anti-frizz ou com o propósito de definição de cachos. Se possível, um óleo finalizador sempre ajuda a dar aquela abaixadinha no frizz e no volume!

Os que eu uso:

Liss Ultime e Curl Contour

loreal professionnel loreal professionnel

Espero que vocês tenham gostado das dicas! Essa foto aqui embaixo é o resultado ao qual, depois de 2 anos sem químicas, eu cheguei. Ainda não está no corte ideal (quero camadas), mas preciso esperar a parte com química sair totalmente.

1 comentário em Super dicas pra quem está voltando aos cabelos cacheados

  1. Juliana em maio 26, 2014

    Também estou nessa luta! Muito bem explicado, vou seguir as dicas! bjss