Categorias: Beleza

Prós e contras da Hidroquinona

Beleza / cosméticos .

Oi people

Conheci o ativo Hidroquinona há alguns anos atrás, quando fui desesperada para a minha depois de lavar o meu carro no sol e tomando limonada (já viu né? Fiquei com aquele bigodinho manchado super charmoso kkkk) faltando uma semana para uma viagem que eu iria fazer. Como eu precisava de um clareamento emergencial, ela me passou um conjugado do Tri-Luma (que tem uma alta concentração de Hidroquinona) e Melani-D, da La Roche-Posay, junto com um protetor solar FPS 90 (!!!) Isdin.

Ok, comecei a usar e uns 5 dias depois já vi uma diferença enorme. Não é que esse negócio realmente funcionava? Aí eu, que sou muito curiosa, fui pesquisar mais sobre a Hidroquinona. Depois, comecei a reparar que os meus remédios manipulados para passar no rosto também tinham a danada, em concentrações menores. Fui descobrindo as maravilhas que a Hidroquinona pode fazer para o clareamento da pele. Porém, como a maioria dos ativos de medicamentos, tem sempre efeitos colaterais que nem sempre são desejados!

Leia mais:

O duo da Clinique para acabar com os poros abertos

Resenha: PigmentClar da La Roche-Posay

Lançamento: Substiane + Serum da La Roche-Posay

Então, resolvi fazer uma separaçãozinha dos prós e contras da Hidroquinona para dar aquela ajudinha para vocês!

Prós

Os resultados do uso da hidroquinona, mesmo em baixas concentrações, são super expressivos no clareamento da pele em geral, mas principalmente melhorando muito o aspecto das manchinhas, sardas e sinais de espinhas que ficaram na sua pele.

A hidroquinona age reduzindo/inibindo/impedindo a produção de melanina das células, que é aquela substância que dá a pigmentação da pele.

Se você conseguir ter a disciplina de usar a hidroquinona à noite, conjugada ao protetor solar de manhã, você terá ótimos resultados.

Contras

Já vi em alguns papers dermatológicos fatos que comprovam que a hidroquinona, apesar de sua super ação clareadora, ela tem ação oxidante nas células, o que, como sabemos, contribui para o envelhecimento cutâneo. Então, é sempre bom, no uso prolongado da hidroquinona, usar um antioxidante paralelamente

A hidroquinona provoca sensibilidade e, em alguns casos, manchinhas vermelhas na pele.

Para mim, um porém muito importante da hidroquinona é a alta sensibilidade que ela provoca à exposição solar.

Em algumas pessoas, a hidroquinona também provoca um grande ressecamento da pele, acompanhado de algumas reações alérgicas. Nesses casos, também é bom usá-la conjugada com hidratantes.

hidroquinona hidroquinona

hidroquinona

Bom meninas, espero que o post tenha ajudado vocês nas dúvidas que sempre surgem quando somos indicados ou pensamos em usar um ativo forte como a hidroquinona. Cada uma tem que pesar os prós e os contras pensando principalmente como a sua pele em especial vai reagir ao ativo. Na minha pele, usei por pouquíssimo tempo (2 meses) e amei os resultados, mas talvez tenha sido pela alta concentração do produto que usei, o Triluma. Para clareamentos mais leves, podemos recorrer sempre aos dermocosméticos, que sempre oferecem alternativas ótimas aos medicamentos, sem os efeitos colaterais indesejáveis.

Espero que tenham gostado! Beijinhos