Categorias: Casamento

Casamento: como escolher as alianças?

Casamento .

Em mais um post da série sobre casamento, vou falar sobre um assunto que geralmente é pouco abordado, mas que na hora dá uma dúvida danada para escolher: A ALIANÇA!

É claro que a escolha da aliança sempre vai depender dos estilos dos noivos e do orçamento disponível, mas aí vai uma ajudinha para os noivos indecisos (aliás, a noiva né!)

O estilo

As alianças mais clássicas são aquelas, geralmente, de ouro amarelo, um pouco mais pesadinhas, tendo entre 14K e 24K, e também que não são muito grossas. A grossura delas está entre o fino e o médio, nunca sendo excessivamente grossas. Atualmente, essas alianças estão tendo uma leve releitura para as mulheres, vindo muitas vezes agora com alguns cravejamentos de brilhantes em torno e mais espalhadas. Na maioria das vezes são anatômicas, ou seja, tem aquela voltinha nas extremidades para ficarem mais confortáveis. A minha dica principal é de sempre procurar alianças anatômicas, pois as que não são acabam incomodando, principalmente para as mulheres, que geralmente usam a aliança acompanhada do anel de noivado!

casamentoLisht

casamentoAmsterdam Sauer

casamentoAmsterdam Sauer

Hoje em dia, encontramos algumas releituras mais modernas das alianças. São alianças mais grossas, mais pesadas e, na minha opinião, um pouco mais brutas. Esse movimento começou um pouco com a Cartier, que começou a desenhar alianças mais grossas e com aquelas rodelinhas que são o símbolo de algumas jóias Cartier na atualidade. Depois, começaram a vir as alianças mais grossas e totalmente cravejadas de brilhantes, que são o hit do momento entre as noivas. Quando este é o caso, os noivos têm a opção de comprar meias alianças, que são aquelas que tem um estilo diferente para cada cônjuge.

lishtLisht

aliançaCartier

Se o noivo é a pessoa que vai escolher as alianças (comprando-as junto com o anel de noivado), é preciso que ele preste atenção na harmonia entre estes dois. Se o anel de noivado for um ‘patacão’, uma solitária enorme e cheia dos brilhantes, ele pede uma aliança mais clean, mais fina e mais discreta. Se o anel de noivado for com pedras de tamanho médio a pequeno, a aliança de casamento pode ter um tamanho de médio a grosso/com mais brilhantes, e assim vai.

Aí vão algumas dicas adicionais para vocês, noivinhas:

1 – Sempre exija uma garantia eterna (eterna mesmo, sem exageros), para que vocês sempre possam polir e regular os tamanhos das alianças de vocês

2 – Quando for comprar a aliança, não se esqueça de pedir para gravarem o seu nome na aliança do seu noivo e vice-versa. As duas alianças com a data do casamento. Se você não especificar direitinho o que quer em cada uma, uma delas pode vir errada, como foi o meu caso (a dele veio sem a data). É preciso ser muuito específica.

– Não que seja ‘any of my business’ quem irá dar a aliança de vocês, mas no meu caso fiquei totalmente perdida sem saber se isso era um ‘dever’ do noivo ou da noiva. Depois de conversar com várias pessoas deste meio, descobri que a etiqueta diz que é de bom tom o noivo presentear o casal com as alianças, já que a noiva já se esculhamba para pagar o mega combo vestido+jóias+maquiagem+cabelo+tratamentos de beleza+sapatos, não é mesmo?

– No meu caso, meu marido pediu a minha mão em casamento com uma aliança fininha de noivado e um anel de noivado solitário e, na semana do casamento, como a aliança era beem simples e não muito o nosso estilo, compramos novas alianças de casamento do nosso gosto e usamos as alianças de noivado para o dia-a-dia perigoso do Rio. Então, se o seu noivo te deu uma aliança que você não gostou muito, não se preocupe, que, na maioria das vezes, é normal comprar, depois de alianças de noivado, alianças de casamento. Se não, você é pedida geralmente com o anel de noivado e depois os dois saem juntos para escolher. É tudo super democrático com nós mulheres!

Espero ter ajudado vocês!

Beijinhos

Leia também:

Casamento dos sonhos parte 1: O vestido perfeito

Look de festa: Casamento

Look do dia duplo: Casamento em Saquarema

Maquiagem profissional