Categorias:

Cuidado com os modismos: sem glúten, lactose etc.

Bem-estar .

gluten‘Sem glúten’ e ‘sem lactose’. Essas duas expressões vem dominando o mundo das dietas e dos modismos alimentares.

Mesmo sem saber o que significa tirar estes dois componentes da alimentação, os crescentes produtos ‘gluten free’ e ‘lac free’ vem dominando cada vez mais as prateleiras dos mercadinhos e das casas das pessoas ‘fit’.

Não é que eu não concorde em tirar o glúten ou a lactose da alimentação de algumas pessoas, principalmente as que tem mais intolerância. Mas algumas pessoas, que não sabem a ação efetiva deles no organismo, estão indo na moda e simplesmente cortando tudo.

Esclarecendo… O glúten é uma proteína que resulta da mistura de duas outras. Para os intolerantes, ele pode causar danos à parede intestinal e pode contribuir para a ocorrência de algumas doenças como a psoríase. Para as pessoas que não tem nenhuma intolerância, o glúten pode causar aquela sensação de ‘inchaço’ e um peso no estômago depois comê-lo.

Já a lactose só incomoda mesmo aquelas pessoas que tem intolerância. Nelas, a lactose pode causar irritações intestinais, dores de cabeça, náusea etc.

Até aí OK para as pessoas que tem alguma intolerância. Mas, como eu falei, os alimentos livres destes compostos caíram nas graças das pessoas que se preocupam com a alimentação.

O que muitos não sabem, é que alguns destes alimentos sem glúten/lactose podem gerar o efeito contrário em quem busca uma alimentação saudável e o emagrecimento.

Aí vão algumas dicas e alguns cuidados para vocês tomarem quando forem comprar seus ingredientes saudáveis.

Leia também:

Dicas para potencializar o emagrecimento

Cuidado com os alimentos sem glúten, pois, no lugar do glúten, os fabricantes, na maior parte das vezes, tem que adicionar um número significativo de calorias, gorduras e carboidratos para que ele seja retirado da composição. Olhe SEMPRE a tabela nutricional para conferir se estes números não estão absurdos. Para evitar este problema, fale com seu nutricionista para substituir o seu pão/biscoito/bolo  ‘sem glúten’ por uma tapioca (que já é naturalmente sem glúten), por exemplo.

gluten

O mesmo acontece com os alimentos/bebidas sem lactose. Mesmo as bebidas de arroz e soja que não são light podem trazer índices de gordura, calorias e carboidratos de um leite integral! Então, muito cuidado!

Outras dicas gerais de alimentação…

glúten

Tome mais cuidado ainda com os alimentos ‘zero’ e adoçantes. Sempre confira a composição destes alimentos, pois, muitas vezes, o aspartame, que é uma substância super maléfica, é usado para adoçar. Procure sempre bebidas ‘zero’ e adoçantes à base de Sucaralose, que é um ativo adoçante mais tolerado pelo nosso corpo que o aspartame.

Fique alerta com os grãos da moda: chia, linhaça, amaranto, quinua etc. Eles são ótimos SIM, dão saciedade, são mega saudáveis etc. Mas são também super calóricos, então consuma em medidas pequenas e exatamente como indicado pelo seu nutri.

Cuidado com o chá verde! As louquetes por dieta adoram tomar galões e galões do chá durante o dia. O hepatologista que cuida do meu pai nos disse que este chá é super prejudicial para o fígado se tomado em excesso e que é um dos responsáveis pelos altos índices de doenças hepáticas na Ásia.

Cuidado com o azeite para fritar suas coisas! Muitas pessoas acham que o azeite é ‘muuuito mais saudável que o óleo’ e que as coisas fritas no azeite são mais saudáveis. Fique atenta, porque quando o azeite é esquentado, perde todas as suas propriedades e fica tão prejudicial à saúde quanto o óleo de cozinha. O ideal é, no último caso de fazer fritura, usar o óleo de coco.

Bom meninas, é tanta informação nova que sai todos os dias sobre os alimentos que às vezes ficamos loucas. Espero ter ajudado vocês!

Beijinhos

 

 

4 comentários em Cuidado com os modismos: sem glúten, lactose etc.

  1. Lais ferreira em julho 4, 2014

    ui acho que já fiz varios erros desses hehehe

  2. Lais ferreira em julho 4, 2014

    Qual marca sem glutem vc gosta mais e recomenda?

    1. Gabriella em julho 7, 2014

      Oi Laís, vai depender muito do produto que você quer, não tenho uma marca específica que prefiro. Eu gosto mesmo de uma tapioca, mas se você não gostar, vtocê pode dar um pulinho nas geladeiras das lojas de produtos naturais e olhar as tabelas nutricionais dos pães sem glúten. Bjs!

  3. Juliana em julho 8, 2014

    Já cometi muitos erros assim também, fui inventar de comprar uns produtos sem gluten e num exame de rotina meu colesterol aumentou muito, fui numa nutricionista que me alertou sobre a quantidade de gordura nestes produtos! amei o post, super bem explicado, dá próxima vez vou olhar detalhadamente a tabela!