Categorias: Beleza

Eliminando de vez a caspa!!!

Beleza / Cabelos / cosméticos / Dicas .

Não adianta! Toooodas as pessoas, quando perguntadas sobre a caspa, desconversam… ‘caspa? não tenho, nunca tive e acho um nojo!’.

Primeiro de tu-do: elimine do seu ser todo e qualquer preconceito ou concepção errônea que você já teve a respeito da caspa. Vou dar uma explicadinha breve do por quê você não pode ter nenhum preconceito…

Em primeiro lugar, você provavelmente a tem! A caspa é causada por microorganismos que fazem parte do ‘bioma’ da maioria dos couros cabeludos. O que acontece é que, algumas vezes, ela pode se proliferar (na maioria, né!) e outras não. Quando há essa proliferação, acontecem algumas irritações no couro cabeludo, que causam um aumento multiplicação celular e, quando vamos coçar a cabeça, saem os excessos de células mortas que acabam se transformando naqueles pontinhos brancos que odiamos.

Conhecendo as diferenças entre as caspas

Há, basicamente, dois tipos: a caspa oleosa (ou dermatite seborréica) e a caspa seca.

A dermatite seborréica geralmente é aquela caspa mais oleosa, ‘grudenta’ e espessa, que geralmente fica na unha quando se coça o cabelo. A multiplicação celular acelerada nesse caso pode ser causada também pelo excesso de oleosidade no couro cabeludo. Então, se você já tem a tendência a ter pele oleosa, fique de olho.

Já a caspa seca é aquela que cai no ombro só de balançar a cabeça, igual vemos nos comerciais do Clean and Clear! kkkk. Ela é mais causada por desequilíbrios no couro cabeludo, excesso de ‘secura’ na pele e acontece principalmente em pessoas com alergias de pele (não tenho base para dizer isso, mas na minha família tenho pelo menos 3 casos do tipo)

Vistas as causas e os tipos de caspa, podemos partir ao ataque delas, né?! Separei alguns produtinhos bapho para vocês, principalmente se vocês querem um tratamento sério desse problema, mas que também não querem destruir os cabelos (porque tem alguns shampoos que destroem MESMO!).

Se você está com progressiva ou está naquela vibe de não ressecar os fios de jeito nenhum porque eles já estão danificados, comece apostando nos nutricosméticos, que são aqueles tomados por via oral e que contribuem para o equilíbrio interno do seu corpo. Os efeitos destes são mais no longo prazo, mas também não adiantará nada passar rios de shampoo anti-caspa se o seu corpo está desequilibrado, porque, assim que você parar, vai voltar tudo de novo!

Se você prefere partir para o shampoo logo e ver resultados mais rápidos, aviso logo que os shampoos anti-caspa funcionam mais ou menos como anti-resíduos: tiram a progressiva e qualquer outro tratamento que possa sair com anti-resíduos. Para tentar reparar os danos causados aos fios pelos shampoos anticaspa, entram máscaras hidratantes diversas. Mas a minha favorita é a Kerium Máscara, da La Roche-Posay, que, ao contrário de todas as máscaras hidratantes, não prejudica o couro cabeludo e foi formulada justamente para fazer parte do tratamento. Eu adoro.

caspa

 

Produtos sugeridos:

– Pantogar: é mais direcionado à queda de cabelo, mas age indiretamente combatendo a oleosidade (caspa pode ocasionar a queda também)

– Inneov Sensicap DS: foi o que mais funcionou para mim. Além de agir no couro cabeludo, também combateu bastante a oleosidade do meu rosto em geral.

– Linha Kerium: Kerium DS é o shampoo para crises de caspa e o Kerium laranjinha é para caspa seca. Há também um Kerium de tratamento da caspa crônica oleosa, mas este nunca usei muito, porque preferia usar logo o DS, que era mais eficaz

– Dercos anticaspa, da Vichy: gosto muito e acho bem parecido com o Kerium

– Doctar, da Darrow: gosto muuito e atenuou muito meus problemas no couro cabeludo. Porém, danificou os fios um pouco mais que os outros anteriores

– Stiprox: o mais eficaz, mas devasta os cabelos! Deve ser usado só com prescrição da dermato e por pouquíssimo tempo, porque não fez bem para os fios.

– Kerium Máscara é meu queridinho. Adoro essa máscara, porque, dependendo do tempo que você fica com ela no cabelo, ela pode ser um condicionador ou uma máscara de tratamento mesmo. Com as máscaras normais, geralmente passo quilômetros longe do couro cabeludo. Com o Kerium máscara já chego um pouco mais para cima. Mas também não se engane muito. Apesar de ter no rótulo que ela pode ser passada no couro cabeludo e hidrata, senti que, se você passar muito diretamente no couro, ele já não fica com o aspecto muito bom (fica já meio oleoso)…

Bom, gente, é isso, espero ter ajudado. Todos os produtos que postei aqui já foram testados e espero ter esclarecido ao máximo a mente de vocês em relação tanto ao problema da caspa quanto aos produtos a serem usados no tratamento dela!

Beijinhos

2 comentários em Eliminando de vez a caspa!!!

  1. Aninha Gomez em agosto 4, 2014

    infelizmente tb tenho esse problema, é bem dificil de curar já tentei de tudo

  2. LELE em agosto 6, 2014

    COMECEI A TER DEPOIS DE UMA CRISE NERVOSA E NUNCA MAIS FOI EMBORA! ;~