Categorias:

Tour gastronômico: Osterias em Verona

Gastronomia / Itália / Verona .

osteria verona noite

Ahhh Verona… Super famosa e conhecida pelos seus restaurantes e bares incríveis e por suas Osterias e Bottegas super antigas. Já falei por aqui dos restaurantes incríveis aos quais fomos lá e as possibilidades gastronômicas/enólogas ao redor da cidade.

Mas hoje o papo é diferente. Muita gente confunde os restaurantes comuns (mesmo que muito bons) com as osterias, que são tipo ‘tavernas’ super antigas, nas quais os indivíduos ‘estacionavam’ seus cavalos para comer.

Fizemos um tour guiado por algumas das melhores osterias da cidade e suuuper recomendo. Mesmo se não for guiado (mas é bom ter um guia para explicar as histórias super ricas dos locais), vale a pena fazer uma ‘osteriatona’, igual fazemos aqui com as baratonas pelos bares… kkkkk… É simplesmente ir de uma osteria a outra parando para tomas umas taças de vinho em cada uma e terminar a noite em uma delas para comer e ainda tirar uma casquinha da cidade de Verona à noite! Vou dar também algumas recomendações de vinhos que tomamos e amamos!

verona noite

Vou começar pelas diferenças básicas entre as osterias e os outros estabelecimentos… As osterias, na maior parte das vezes, davam nome às ruas nas quais ficavam ou recebiam o nome destas ruas. Isso mudou um pouco na atualidade, porque algumas ruas mudaram de nome depois das invasões Napoleônicas. Além disso, se você observar no mapa, as osterias tem que estar a pequenas distâncias do rio Adige, que corta a cidade. Outra peculiaridade das osterias é que todas elas tem uma plaquinha que fica perpendicular à parede/porta delas, que era usada antigamente para que os cavaleiros identificassem o nome dos estabelecimentos e até das ruas nas quais eles estavam.

Sabendo disso, você pode partir para o seu tour de osterias em Verona. No nosso, nós começamos pela Osteria Sottoriva (Via Sottoriva, 9/a) para ‘iniciar os trabalhos’ tomando umas tacinhas de um prosecco maravilhoso escolhido pela sommelier que também nos acompanhava (tanto a sommelier quanto a guia foram professoras da minha sogra e do meu cunhado quando eles estudaram lá. Se alguém se interessar, pode me mandar email que eu peço para a minha sogra colocar vocês em contato com elas… Elas são muito boas!!!).

verona osteria verona osteria sottoriva verona

A rua dessa osteria é super bonita e o lugar fica em frente a uma loja super legal de móveis e design! Vale a pena! Se você não achar lugar para sentar, não tem problema! É bem veronese você tomar uns drinks em pé, já que você está só de passagem e começando a sua noite…

A nossa segunda parada da noite foi a Osteria Il Bertoldo (Vicolo Cadrega, 2a), que é super antiga e fica em um beco mega simpático! Também ficamos em pé no bar conversando com a dona do lugar… Já partimos para o vinho branco. O que tomamos e recomendo muito foi um Gewurztraminer da Alsácia.

osteria il bertoldo verona

Terminamos o nosso tour na Antica Bottega del Vino, ou Bottega Vini (Via Scudo di Francia, 3), que é a mais antiga da cidade. Ela tem o ar bem ‘medievalzão’ e a arquitetura é bem rústica, parece que você está entrando mesmo em uma taverna da Idade Média! Mas não se engane e nem torça o nariz e já comece pedindo uma burrata maravilhosa e uma táboa de prosciutti italianos.

osterias verona

Os pratos principais que recomendo na Bottega Vini são: Risotto de Amarone, ravioli de abóbora e a polenta! São maravilhosos!!! Tudo isso tomando uma boa garrafa de Amarone della Valpolicella e finalizando tudo com um bom Recioto e, depois, com uma Grappa maravilhosa. Depois do jantar, fomos convidados para conhecer a adega deles que é simplesmente incrível!

recioto verona

verona bottega vini

Não reparem, essa sou eu tomando uma grappa depois de muito vinho :(

adega bottega vini verona

 

Bom, é isso gentemmm, estas foram as minhas dicas de osterias que suuuper recomendo! Afinal, nada melhor que COMER e BEBER quando se está na Itália!

Beijinhos!