Categorias:

Turistando: Museus e Palácios de São Petersburgo

Russia / São Petersburgo .

Desculpem o sumiço, gente! Estou viajando com meu marido e meus sogros por aqui pela Rússia e só tive um pouquinho de tempo livre agora, que estamos no trem de São Petersburgo para Moscou, o Sapsam (vou contar dele depois!)

Mas o post de hoje é especial para quem está vindo para a Rússia e está em dúvida sobre o que fazer, o que vale a pena visitar e o que não vale ou simplesmente quer decidir quantos dias ficar em cada lugar! 

Desses 4 dias que fiquei em São Petersburgo, vou dividir em alguns posts e vou listar os museus, palácios, restaurantes e bares/cafés incríveis que fomos durante a nossa visita. Então, vamos lá!

1 – Palácios Hermitage

são petersburgo

O Hermitage, na verdade, é um complexo de construções composto por 10 prédios, sendo os principais o Pequeno Hermitage, Grande Hermitage, Teatro do Hermitage, Novo Hermitage, Palácio de Inverno e o Palácio do Estado maior. Todas estas construções estão dispostas ao redor de uma praça e algumas, como o teatro, tem uma vista sensacional para o rio Neva.

são petersburgosão petersburgo Russiasão petersburgo Catarina II

Visitar cada uma delas é o ideal, masss, se você tiver pouco tempo na cidade, sugiro que você priorize a sala do tesouro do Hermitage, o Grande Hermitage, que tem a galeria inspirada na Galeria de Rafael do Vaticano e um acervo de quadros incrível, passando pelo Pequeno Hermitage e chegando ao Palácio de Inverno, que é imperdível.

são petersburgo

Você pode visitar o Teatro do Hermitage comprando ingressos para assistir a espetáculos de ballet lá. O teatro é super lindo, intimista, e tenta trazer de volta o tempo dos tsares, com uma música clássica ao vivo quando você entra e ‘criados’ vestidos com roupas típicas para abrirem as portas para você. A arquitetura dentro do teatro também é muito linda e ele é bem pequenininho e intimista. Se você é apreciador de ballet, pode não gostar muito do espetáculo em si, mas vi o ‘O Lago dos Cisnes’ e amei!

 

2 – Palácio de Catarina 

palácio são petersburgo

Localizado há mais ou menos 1h de carro de São Petersburgo, o Palácio de Verão dos Tsares, ou Palácio de Catarina, é uma construção super grandiosa, opulenta e no estilo barroco. É lá que fica a famosa sala de âmbar, que foi roubaV pelos nazistas na segunda guerra mundial e até hoje está desaparecida. A sala de âmbar que está no palácio hoje é uma réplica da original, mas que levou aaanos para ser refeita e copiada com exatidão. Não se pode tirar fotos lá, mas é muuito linda!

palácio da Catarina são petersburgosão petersburgosão petersburgo palácio catarina

Todo o palácio tem cômodos super impressionantes, com estruturas bem barrocas folheadas a ouro, chaminés no estilo holandês e obras de arte incríveis! Tanto neste palácio quanto no Hermitage, vale à pena fazer uma visita guiada. A nossa guia era muito boa, culta e falava português. Se alguém se interessar eu peço o contato dela ao meu sogro. Uma outra coisa boa é que o ‘pacote’ também incluía o carro e os tickets. Ela ‘furava’ várias filas (não de um jeito ‘ilegal’) e agilizava todos os processos. Fora que é essencial ter uma intérprete na Rússia, já que é super difícil achar alguém que fale inglês

são petersburgo

3 – Palácio Yusupov 

Apesar do Palácio Yusupov ser uma coisa linda por dentro, ele é famoso mesmo por ser onde o famoso Rasputin foi assassinado. A visita já começa super misteriosa, porque você percorre exatamente o mesmo caminho que ele percorreu quando foi convidado para o jantar no palácio que acabaria na sua morte.

são petersburgosão petersburgo

Você desce as escadarias até a sala de jantar no porão e se depara com a réplica da mesa de jantar da noite do assassinato e também com bonecos em tamanho real do Rasputin e do Felix Yusupov, que foi quem o assassinou.

E daí você percorre toda essa ‘rota do assassinato’ e depois segue com a visita normal ao palácio, que também é suuuper grandioso.

são petersburgosao petersburgo

4 – Palácio do Peter em Peterhoff

são petersburgo

Também localizado há 1h de carro de São Petersburgo, o Palácio de Peter foi construído com inspiração em Versailles, para ser tão grandioso quanto. Na minha opinião, ficou até mais bonito! O palácio, em si, teve que ser restaurado depois da Segunda Guerra, quando foi quase que totalmente destruído pelos nazistas, mas se manteve fiel ao projeto original e é beeem impressionante.

Além da visita do palácio em si, você tem que dar uma andada no jardim onde ficam as fontes, que são incríveis também (são ligadas às 11h). Continue caminhando pelos jardins até o mar para ter uma vista do Golfo da Finlândia e de São Pétersburgo. Vale à pena, mas se você for fazer a visita fora do ‘alto verão’, se agasalhe bem porque venta muito!

são petersburgo são petersburgosão petersburgosao petersburgo

5 – Museu do Cerco a São Petersburgo

O Museu do Cerco é indispensável para você conhecer de verdade a história de São Petersburgo, principalmente, durante a Segunda Guerra. Além de bombas nazistas encontradas pela cidade, armas e uniformes militares da época, o museu também tem fotos, mapas explicativos do cerco e simulações de um quarto típico dos habitantes, com o som do rádio da época e o alarme de bombardeio.

são petersburgosão petersburgosão petersburgo

são petersburgo

Refúgio para proteger os cidadãos dos bombardeios

 

Também mostra a realidade dos habitantes, que não tinham acesso a alimentos e tinham uma quantidade limite de pão para pedir por dia (em média 200g) e, para tentar driblar a fome, faziam pratos de comida a partir do couro de cintos, cola e velas feitas de cera natural.

6 – Museu Fabergé

Se você quiser ver de perto os famosos ovos e jóias Fabergé, você tem que ir a este Museu. É um pouco caro e você tem que marcar a visita com antecedência, mas vale muito à pena, não só pelas jóias, mas pelo palácio, em si, que é muito bonito e também pelas obras de arte que tem lá. Entre os vários quadros, achamos até um Renoir. Não pode tirar fotos lá, então só fotografei a escadaria da entrada para vocês terem uma noção do quê é o museu.

 são petersburgo