Categorias:

Turistando: São Petersburgo parte 2 – Catedrais

Russia / São Petersburgo .

Acho que não é segredo que os grandes cartões postais da Rússia, como um todo, são, além dos palácios, as super grandiosas igrejas ortodoxas russas.

Estou em Moscou agora e já visitei algumas das famosas igrejas ortodoxas. As de São Petersburgo também me impressionaram muuuuito pela grandiosidade, a opulência a quantidade de coisas douradas e imagens dentro delas.

As iconóstases, que são os grandes ‘paredões’ que separam a igreja do altar, que ficam escondidos (só os sacerdotes ortodoxos e os homens no batismo ou casamento podem entrar no altar), são o que mais impressiona nessas igrejas. Eles podem ter de duas a até sete fileiras de altura, com imagens dos santos da religião, que são super lindas.

Visitei todas as igrejas principais de São Petersburgo e fiquei impressionada com as particularidades de cada uma delas. Vou listar cada uma para vocês. Se você tem pouco tempo na cidade, espero que este post ajude vocês a decidirem quais igrejas visitar! Porém, nas igrejas que funcionam de fato e não são só museus, não se pode tirar fotos dentro e eles são muito rigorosos com isso.

1 –  Catedral do Sangue Derramado

Cartão postal da São Petersburgo atual, a Catedral do Sangue Derramado tem este nome por causa do assassinato de Alexandre II em um atentado, que foi o fato que levou à construção da Catedral.

catedral sangue derramado

A construção já passou por todos os tipos de situação! Durante o regime comunista, servia como depósito de alimentos e, durante a Segunda Guerra, caiu uma bomba em uma de suas cúpulas, mas ela não explodiu e ficou lá pendurada até um trabalhador achá-la 9 anos depois.

sangue derramado catedral sangue derramado são petersburgo

Achei a história super surreal, mas, apesar de tudo que aconteceu, a Catedral se preservou super bem e é liiiinda por dentro e por fora! Tem que visitar! O pedaço da calçada onde Alexandre II sofreu o atentado ainda está lá exposto (o sangue não se preservou, ok?! kkkkk)

2 – Igreja de São Pedro e São Paulo

catedral sao pedro sao petersburgo

Localizada dentro da Fortaleza de São Pedro e São Paulo, que é a cidadela dentro de São Petersburgo, essa igreja já desperta a nossa curiosidade quando vemos sua ‘agulha’ dourada do outro lado do Rio Neva, quando olhamos pelas janelas do Hermitage.

A Igreja foi construída no século XVIII e é cheia de ornamentos dourados e uma iconóstase maravilhosa. É lá que estão os túmulos de vários czares importantes, como Nicolau II e sua família  (que foram fuzilados durante a revolução), Pedro, O Grande, Catarina I e Catarina, a Grande.

 

igreja são pedro igreja são pedro são petersburgo

3 – Catedral de Santo Isaac

Essa é a outra catedral que não se pode deixar de ir! Além de ficar na principal praça de São Petersburgo, é uma das maiores construções dentro da cidade. Além disso, a história dela também é super rica!

são petersburgo catedral

Durante o cerco de São Petersburgo, toda a parte da frente da Catedral era usada pelos cidadãos para a plantação de alimentos. Ela também sobreviveu à Segunda Guerra Mundial por servir como ponto de referência para os nazistas.

são petersburgo

Foto dela à noite, tirada do restaurante Mansarda. Assim que eu pegar o restante da foto, posto uma melhor!

Por dentro, a catedral é maravilhosa!

4 – Catedral da Nossa Senhora de Kazan

Super bem localizada bem na Avenida Nevsky (que é a avenida principal de comércio de São Petersburgo), esta Catedral ainda funciona para fins religiosos e não é mantida como museu, como as igrejas citadas acima. É dedicada à Nossa Senhora de Kazan, que é, para nós, a Nossa Senhora de Fátima!

são petersburgo look do dia são petersburgo

Como as outras igrejas ortodoxas, esta é um DES-BUN-DE em seu interior! Muitas coisas folheadas a ouro, iconóstase surrealmente linda e pé direito altíssimo! Linda demais!

Por hoje é isso, aguardem o próximo post com mais diquinhas da Rússia!

Beijinhos

Leia também:

Turistando: Museus e palácios em São Petersburgo

Turismo gastronômico em Paris

Laos overview: Luang Prabang

Restaurante 12 Apostoli em Verona

Tour de Osterias em Verona