Categorias:

Turistando: Qual roteiro fazer na Provence?

França / Provence .

avignon provence

Quando você decide ir para a região de Provence, a primeira dúvida que surge é qual roteiro fazer, certo? Com tantos vilarejos super fofos e lindos vinícolas que produzem alguns dos top vinhos do mundo, fica difícil decidir, né?

Tivemos somente 10 dias em Provence. Não escolhemos uma cidade base para ficarmos hospedados, mas recomendo muito que vocês façam isso, porque é muito cansativo ficar arrumando e desarrumando malas para mudar de hotel. Fizemos isso talvez porque achamos que fosse ser mais fácil ‘dividir em setores’ a região, visitando as cidades mais próximas ao lugar que estivéssemos hospedados.

provence avignon

Na verdade, não faz tanta diferença assim mudar ou não de hotel. É mais porque, sendo mulher, achei todo o processo de packing e unpacking um pouco cansativo. Mas vai de cada um. Poréém, se vocês forem escolher uma cidade para se basear, sugiro Avignon.

Meu objetivo aqui não é dar uma de agente de viagens e montar um roteiro para vocês (kkkkk), mas vou listar aqui os vilarejos que mais gostei e que super valem a visita e aqueles que não gostei muito. Então vamos lá!

Antes de tudo, uma dica: evitem visitar a Provence nos meses de inverno, aliás, entre novembro e março, pois, apesar de ser super vazio e tranquilo de passear em paz, vocês encontrarão muuuitas coisas fechadas, inclusive degustações de vinho! 

1 – Avignon

Uma das cidades mais fofas que fui na França! Avignon é perfeita para ser sua cidade base. Tem várias opções dentro da cidade antiga para jantar e tomar uns drinks, além de ser muito linda! Pela manhã, a cidade antiga também é repleta de cafés com várias opções de pétit-dejeuner.

Só almoçar ali na cidade antiga que pode ser um pouco ‘problemático’, pois, apesar de todos falarem que o mal atendimento na França é só em Paris, nos restaurantes mais turísticos de Avignon os garçons podem ser super desagradáveis também.

chateauneuf provence provence

Ah… Avignon é uma cidade base perfeita, mas não deixe de conhecer a cidade! Avignon já foi capital cristã durante a Idade Média. Lá tem o Châteauneuf-du-Pape, que foi a residência papal durante este período e a famosa Pont d’Avignon, que foi destruída pela primeira vez durante uma cruzada na época de Luis XVIII, reconstruída, e depois destruída por enchentes no Rhone e nunca mais foi reconstruída. Hoje, é uma ponte ‘pela metade’. Achei demais!

Passear e ‘se perder’ pela cidade antiga (dentro das muralhas) também é um passeio super legal!

2 – Pont du Gard

Há menos de 1h de Avignon está Pont du Gard que, na verdade, só tem mesmo a ponte. Mas vale à pena a visita!

provence

O aqueduto romano é mesmo impressionante e, se você for fora do inverno, poderá visitar o aqueduto por dentro, o que deve ser o máximo!!! Fui no inverno e, no local, estávamos só eu e meu marido! Nenhum turista! Foi muito bom também kkkkk

3 – Les Baux de Provence

É onde estão as heranças mais antigas de Provence! Você chega lá e se depara com todas as armas medievais possíveis, como catapultas diversas, entre outras coisas! Também se depara com as ruínas de um castelo que existiu lá (acho que) no século XII ou XIII, que é o dito ‘castelo da bela adormecida’, e que, by the way, tem um pombeiro super tenebroso!

provence baux

Vale à pena, porque é diferente de todas as coisas que você já viu! Tanto as armas e ruínas, quanto a paisagem em volta de tudo. É incrível!

4 – Gordes

provence gordes françafrança

Achei o vilarejo mais bonito e ‘habitado’ de todos! Dentre todos que fomos, foi onde achamos mais ‘vestígios de civilização’ em uma Provence que estava totalmente vazia. Não digo pelos turistas, porque continuamos não vendo nenhum, mas pelas lojinhas que achamos e pelas atrações também. Conseguimos encontrar degustações de vinho abertas e também a igreja de Gordes. O castelo, porém, estava fechado para a temporada 🙁

5 – Châteauneuf-du-Pape

Já sabe que aqui são produzidos os melhores vinhos da França, certo? Mas se você for na época de inverno, o máximo que conseguirá será comprar garrafas nas lojinhas, pois as degustações estarão, em sua maioria, fechadas 🙁

provence provence provence provence chateauneuf provence

Mas, mesmo assim, vale super a visita à cidade e ao castelo, que fica lá no topo do vilarejo! Se você for na época mais vazia, como eu, visitará o ponto sozinho! Pode ser meio arrepiante, mas é uma super experiência! kkkkk (se prepare, porque VENTA MUITO!)

6 – Lourmarin

Achei a cidade super bonitinha! Tem um castelo que, apesar de não ser o mais interessante que você irá, é legal visitar por ser (acho que) o único castelo Rénaissance da região e ter seus móveis conservados e também por não estar em ruínas.

frança

A cidade tem vários restaurantes e cafés bons e as ruas são uma gracinha! Gostei muito!

7 – Aix-en-Provence

É a mais ‘urbana’ de todas as cidades de Provence! Consegue ter uma atmosfera mais agitada sem perder o charme de uma cidade de Provence!

tour provence france aix provence

 

Recomendo MUITO a visita e também recomendo que fiquem hospedados, porque a noite de lá é bem agitadinha e a vibe da cidade é super descolada! AMEI!

Se você tiver tempo, vá também a…

1 – Arles

Achei a cidade bem sem-gracinha. Tem construções romanas legais, mas a cidade não tem nenhum encanto como os vilarejos acima e, além disso, fica um pouco ‘tenebrosa’ ao entardecer… Não gostei muito, mas se você está interessado em ir nas construções romanas, é a sua pedida!

provence provença

2 – Roussillon

Acho interessante conhecer Roussillon porque a paisagem que você encontrará lá é diferente de qualquer cidade da região! A cidade tem toda uma cor avermelhada por causa do Ocre – a cidade é construída em cima de uma pedreira de Ocre!

provence Françaprovence françaprovence

Tem alguns restaurantes bem gostosos também! Vale dar uma passada!

Passe bem rapidinho em…

1 – Bonnieux

provence

2 – Lacoste

village provence