Categorias:

Restaurantes e ‘Paladares’ em Havana

Cuba / havana .

Sem dúvidas, Havana é um dos lugares mais surreais que eu já conheci na vida. Um lugar que parou totalmente no tempo, com carros da década de 40 nas mesmas ruas que alguns carros mais modernos (estes últimos, em sua maioria, são de pessoas que trabalham para o governo), construções super antigas, quase caindo aos pedaços, que escondem restaurantes caros e mais sofisticados – os ‘paladares‘, que são os restaurantes privados, que não são totalmente do governo. Acho que, antes das pessoas conhecerem o país, ninguém nunca imagina o quão boa é a comida cubana e o tamanho da sua variedade.

Aliás, não é só pela comida: os ambientes em que estes lugares se escondem são os mais improváveis e inimagináveis! Em prédios residenciais, em casinhas escondidas em ruas totalmente desertas e até em prédios que parecem que nem foram terminados, parecem cortiços assombrados e que te deixam com mais medo à medida que você vai subindo.

Este último exemplo é o caso do primeiro paladar que a gente foi: o La Guarida. Quando saímos do carro para subir pro restaurante, quase desistimos. Não acreditávamos que alí tinha, de fato, um restaurante bom.

Mas quando você chega lá em cima, você não consegue acreditar naquele ambiente incrível, super diferente, até com um pequeno toque de sofisticação, principalmente no cardápio, que tem até carne de coelho.

Inclusive, teve até um filme que se passou neste paladar, chamado ‘Fresa y Chocolate’ – NUNCA tinha ouvido falar kkkkk… As fotos de lá que tiramos está no celular da minha sogra, então tirei estas do site do restaurante…

la guarida havana cubala guarida havana cuba

No dia seguinte, quando fomos fazer o tour a pé pelas praças de Havana e andar pelas ruas, fomos até o paladar Dona Eutímia. Bem pertinho da Plaza de la Catedral, o paladar fica bem escondidinho em uma ruela (Callejon del Chorro) super simpática e bonitinha. O ideal é você tentar conseguir uma mesa do lado de fora, mas se não conseguir tudo bem, porque dentro do restaurante também é super agradável.havana cuba

Você simplesmente TEM QUE provar a piña colada e o mojito de lá! A comida é maravilhosa! A lagosta é enorme e tinha um molhinho ESPECIAL de manteiga com ervas. Você tem também que provar o antepasto deles,com vários bolinhos fritos, não sei do quê, mas maravilhosos!

Neste mesmo dia, à noite, fomos a outro paladar totalmente diferente: o La Esperanza. O lugar é super intimista, dá para ver tudo que está rolando na cozinha! Lá, a gente comeu o prato mais inesquecível EVER! Banana assada com atum e um molho de mel e vinho tinto. MUITO SUPER MEGA INCRÍVEL! Recomendo muito! O dono vem até na mesa comprimentar e conversar com os clientes!

havana cuba

O Café Laurent foi outro paladar super bom! Também nesse mesmo ‘esquema’ de entrar em um prédio residencial ‘comum’ e, lá em cima, tem um restaurante no terraço com uma vista linda e um clima super agradável!

paladar havana cuba

Fomos no Café Laurent depois de termos tomado alguns drinks no FOCSA building, que é a torre mais alta de Havana. Íamos jantar lá também, mas não achamos a qualidade de um restaurante estatal lá essas coisas… Então, aproveitamos um pouco a vista para tomar uns drinks no bar e depois partchéémos para um paladar.

focsa building havana cuba

Por último, mas não menos importante, está o Bar La Floridita! É perfeito para se ir depois de terminar um passeio à pé pelas ruas e praças de Havana! No fim da tarde (pelo menos quando fomos), geralmente tem shows ao vivo de música latina e o ambiente é beeeem cubano e perfeito par tomar uns bons mojitos!

havana cuba drinks

Espero que tenham gostado das dicas! Se tiverem mais alguma, comenta aí faz favooor! 🙂