Categorias:

De Mudança Para Nova York!

Dicas de NYC .

E minha ausência de postagens está explicada! Já comentei em alguns posts aqui com vocês que estava de mudança para Nova York, mas o processo é chatinho e trabalhoso: daqui do meu apartamento, vou acampar na casa da minha sogra e, depoooois, em dezembro, ir para o apartamento novo em NY!

dicas de ny mudança para nova york

Depois que a empolgação de mudar para um lugar novo passa, vem na cabeça a preocupação com as burocracias e aquele pensamento: ‘por onde eu começo?????’.

Como nos últimos meses, com toda essa crise que está tomando conta do nosso país, muita gente que eu conheço tomou a decisão de se mudar para fora do país – especialmente para os EUA, decidi fazer esse post para ajudar um pouquinho com mudanças internacionais e também aproveitar para contar um pouquinho para vocês de como está sendo o meu processo.

Tá, mas por onde começar então?

Comece pelas coisas mais burocráticas: falou em documentação, já sabe que a coisa demora. É sempre bom renovar o passaporte. O meu, por exemplo, expirava em 2017, daí resolvi tirar outro, com validade de 10 anos para não me preocupar mais com isso!

Com o passaporte nas mãos, já dê andamento no seu processo de visto. Como o nosso visto aqui é de estudante, primeiro a instituição teve que mandar um formulário I-20 (demora 4 semanas) e, com o formulário em mãos (ou antes mesmo, se você conseguir prever quando ele vai chegar), você vai e marca a entrevista no consulado americano.

Com o visto em mãos, você já pode começar a agitar a sua mudança.

E as minhas coisasss, como faz?! 

Cheguei a fazer orçamentos para mudar os meus móveis para o novo apartamento, mas deu um preço muuuito maior do que seria montar um novo apartamento, na faixa dos 10.000 DÓLARES (= 50.000 dilmas!!!). Então, dei um goodbye para essa ideia e comecei a selecionar miudezas que eu poderia levar daqui.

Dependendo da sua classe de passagem/cartão fidelidade, você pode levar até três malas por pessoa, então isso já ajuda muito na hora de levar tudo. Eu já despachei uma boa parte das coisas pelos meus sogros que moram lá, mas ainda tem coisa, viu?

Coisas que você pode levar…

– Louças bem embaladas (chegaram sãs e salvas dentro do papel bolha e de uma mala dura), alguns eletrodomésticos que comprei lá mesmo, mas que não to afim de comprar de novo, tapetes pequenos que comprei na Índia e Nepal (sim, eu sou uma freak), quadros pequenos, talheres.

– Se você for em uma época de inverno e planejar voltar ao Brasil/sua mãe vai logo depois, leve só as roupas da estação e armazene tudo na casa de alguém da família que te visite depois (ou volte para pegar). Assim, você guarda espaço precioso na mala e leva coisas para a sua casa!

Procurando sua casa…

Procurar apartamentos e casas nunca é tarefa fácil! Para Nova York, recomendo super esses sites aqui embaixo, que tem uma interface super fácil de usar e fotos boas dos apartamentos:

Zillow

Compass

Street easy

Depois de você visitar e tal, prepare um dindin extra, porque você provavelmente terá que fazer um adiantamento de alguns meses de aluguel. A quantidade de meses varia de agência para agência (os sites são só marketplace. Cada apartamento ‘pertence’ a uma agência imobiliária diferente).

Os apartamentos em Nova York tem uma rotatividade super alta. Recomendo começar a sua pesquisa quando você estiver indo viajar para lá, para já fazer as visitas e fechar negócio. Senão, você olha um apartamento hoje e amanhã ele não está mais disponível (aconteceu!).

Tudo certo! E para montar um apartamento barato?

Conversei muito com a minha sogra, que montou o apartamento dela lá há pouco tempo. Compras baratas de móveis tem dois destinos certos: Amazon e Ikea!

Lojas como CB2, Crate and Barrel, Williams Sonoma etc são mais para dar uma personalidade na casa com itens mais de design, o que nem é tão necessário assim, já que na Amazon você acha isso tudo também!

Aqui estão alguns móveis que minha sogra selecionou na Amazon…

sofa palitinho nyc

$455

sofa amazon mudança internacional

$356

se mudar para nova york

$109 (a TV vou levar daqui embalada em uma caixa)

montando a casa fora do brasil

$260

dicas de compras nyc amazon

$160

ghost chair

$79

A loja sueca Ikea ganha na utilidade e preço. Lá você acha de tudo meeesmo: móveis regulares e modulares a preços muuuuuito bons. A qualidade, no entanto, perde bem para a Amazon.

A vida em Nova York

Como em toda grande cidade do mundo (só que NYC é A-CIDADE GRANDE), a vida em Nova York é bem cara! É legal não ‘perder a linha’ no Whole Foods logo na sua primeira semana morando lá porque o prejuízo é grande! kkkkkk

Leia também: Morando em Nova York: Guia Prático

Mas acredito que aos poucos vamos nos adaptando e encontrando maneiras de fazer programas super legais, afinal, Nova York te oferece de tudo um pouco, sem gastar muito.

Sei que muitos aí estão de mudança para a Flórida! Vou encher o saco da minha prima que está se mudando para lá para ela passar algumas dicas para vocês aqui no blog!

Espero ter ajudado quem está de mudança internacional!