Categorias: Beleza

Água Termal: Para quê Serve? (E TUDO Sobre!)

Beleza / cosméticos / Dicas .

Depois de tanto email que recebi essa semana perguntando sobre água termal, para quê serve, o que é etc., resolvi fazer um post sobre esse assunto finalmente. Na verdade, nem acreditei que, depois de quase 3 anos de blog, nunca tinha falado com mais profundidade sobre a minha queridinha!

Apesar de muitas meninas – e até alguns dermatos – torcerem o nariz para ela, a água termal tem efeitos comprovados na melhoria da qualidade da pele e passam cada vez mais a fazer parte das rotinas de beleza das girls por aí – e até dos maquiadores profissionais!

o que é para que serve agua termal

Mas vamos por partes… O que é a água termal?

A água termal não é uma água comum (duuuh! kkk). Ela é originada de lugares com atividades termais e riquíssima em sais minerais que melhoram a qualidade da pele, combatem os processos inflamatórios (ação calmante) e podem até auxiliar no combate ao ressecamento, oleosidade e envelhecimento da pele.

A composição de cada água termal é característica do lugar de onde ela foi extraída. Geralmente as marcas francesas de cosméticos que vemos nas farmácias levam o nome das cidades onde elas surgiram por causa das fontes que originam as águas termais que compõem os cosméticos delas.

Marcas como Avène, La Roche-Posay, Uriage e Vichy são, na verdade, nomes de cidades e, se você pesquisar bem ou visitar, é possível ir nas próprias fontes termais para se banhar. Muitas pessoas vão para tratar doenças como a dermatite atópica ou mesmo para ‘rejuvenescer’!

Agora vamos aos específicos

Para quem tem pele oleosa, o mineral mais importante é a sílica, que absorve a oleosidade da pele e dá um toque ‘mate’, além de ajudar a nutrí-la! Então, quanto maior for a concentração dessa partícula, melhor!

Por causa dos sprays aplicadores, a água termal é espirrada em micropartículas (micro meeesmo), facilitando a penetração de todos os ativos na pele!

Água termal: pra quê serve?

A água termal é bem multiuso MESMO! Aqui vão algumas dicas de uso (que eu pratico aqui em casa!):

  • Depois do banho, com o rosto lavado, espirro um pouco de água termal para preparar a minha pele para o dia e para os cosméticos que vou aplicar por cima
  • Durante o dia, no trabalho, aplico bastante água termal para dar uma matificada na pele
  • Para finalizar a maquiagem, nunca deixo de aplicá-la! Por causa das suas propriedades hidratantes, quando a pele precisar de hidratação, ela vai sugar a água termal e não a sua make!
  • Espirro também no cabelo antes do leave-in, pois ela também nutre os nossos fios
  • Depois da depilação, passo um dia inteiro aplicando água termal no local – principalmente se for no rosto – para dar uma acalmada na vermelhidão e prevenir inflamações
  • Espirro no rosto do marido depois que ele faz a barba (praticamente à força kkkk)
  • Aplico em alergias de pele que eu ou meu marido tenhamos. Funciona horrores!

Espero muito que esse post tenha esclarecido bem para vocês pra quê serve a água termal e o que ela é! Contem aqui nos comentários se vocês usam de alguma maneira diferente ou se gostam!

Já me perguntaram qual é a minha marca favorita para água termal e eu sempre respondo que é a que mais tem concentração de sílica: a La Roche-Posay. É a que funciona melhor para mim! 🙂